Durante o encontro de ministros das Finanças do G20 na Cidade do México, Guido Mantega, ministro da Fazenda, afirmou que os países emergentes, incluindo o Brasil, somente ajudarão a Europa, se os países da zona do euro se comprometerem em reforçar sua rede de proteção, e se os países em desenvolvimento tiverem uma maior participação no Fundo Monetário Internacional.
Segundo Guido Mantega, a maioria dos países emergentes compartilha a idéia de que os países europeus devem fortalecer seu fundo de proteção, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira, ampliando a capacidade de financiamento da instituição de US$ 500 bilhões para US$ 600 bilhões.George Osbourne, ministro das Finanças da Grã-Bretanha, também fez cobranças parecidas às de Mantega.
O ministro ainda afirmou que apesar de haver muitas coisas a discutir nesta conferência do G20, "não acho que veremos nenhum recurso a mais prometido aqui, porque os próprios países da zona do euro não se comprometeram com recursos adicionais. Esse problema vai ser claramente estabelecido aqui no México", conclui.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.