O acordo foi fechado nesta terça-feira, 22, em Brasília, entre o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e o embaixador da Argentina, Luís Maria Kreckler. Há três meses a venda para o país vizinho vinha sofrendo restrições. Nesse período, o Brasil deixou de exportar mais de 10 mil toneladas do produto. O acerto foi comunicado à bancada catarinense pelo próprio ministro, pois o Estado é o maior exportador do país.
Em troca, o governo brasileiro acelerará a liberação da entrada de uva passa argentina aqui no país. Há uma semana vinham sendo exigidas licenças não-automáticas, dificultando o livre comércio entre os dois países. Os detalhes da negociação bilateral serão acertados em uma reunião em Buenos Aires no dia 04 de junho.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, havia prometido retomar a compra de carne suína brasileira em poucos dias. O compromisso surgiu depois de o Brasil criar dificuldades para a entrada de pelo menos dez tipos de alimentos produzidos no país vizinho, como vinho, uva e farinha de trigo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.