As três propostas da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para o trecho sul do Anel de Contorno Viário de Florianópolis, na altura do município de Palhoça, foram apresentadas para o governador Raimundo Colombo, em reunião nesta segunda-feira (28) em Brasília. O parecer definitivo do Governo do Estado, levando em conta o anseio da comunidade local, será dado após apresentação de estudo de viabilidade por parte da concessionária da rodovia, prevista para até 30 dias.
O trecho SC-408 e SC-409, o central da Anel Viário, é consenso e as audiências públicas podem ser autorizadas pelo Ibama. Com elas é emitida a Licença Prévia e com as licenças em mãos o inicio das obras será imediato.
O encontro foi conduzido pelos diretores da ANTT, Jorge Bastos e Natália Souza, e contou com a presença dos secretários de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e de Articulação Nacional, João Matos.
Região de Biguaçu
Com relação ao trecho norte, na região de Biguaçu, o projeto executivo está em andamento e a previsão é de que a concessionária dê entrada no pedido de licenciamento ambiental até agosto deste ano. “Vamos trabalhar no Ibama para conseguir uma agilidade também por parte deles”, expressou João Matos. Segundo Jorge Bastos, a ANTT está disposta a dar uma resposta à sociedade.
Problema
O contorno de Florianópolis terá início no Km 176 da BR-101, junto ao Rio Inferninho, em Biguaçu. O término do traçado, inicialmente, estava previsto para o Km 220, mas a existência de um conjunto habitacional com perspectiva de 10 mil moradias em três anos acarretou a alteração de projeto.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.