Estabelecer um expediente para o atendimento condominial é importante para a vida em condomínio, pois cuidar de uma edificação ou conjunto de edificações requer os cuidados administrativos de uma empresa. Contudo, é essencial que o síndico possa desfrutar da sua vida particular.
O síndico não é funcionário do condomínio – cargo equiparado ao de mandatário -, no entanto, possui ampla responsabilidade e deve adotar medidas para estabelecer uma rotina administrativa a fim de prover uma melhor gestão condominial.
Vale lembrar que o síndico pode ser morador ou não do condomínio – conforme convenção -, ou até mesmo um profissional especializado, como o caso de síndico profissional.
Além do atendimento pessoal, é recomendado dispor de outras formas de contato, como:
Conte com o auxílio da administradora ou contabilidade do seu condomínio, para definir uma rotina administrativa e informe os condôminos.
Caso haja relutância ao estabelecer um expediente para atendimento condominial, avalie se a dependência dos condôminos é decorrente das seguintes situações:
Após identificar quais das situações prejudicam a boa gestão, com auxílio do escritório, estabeleça metas corretivas e mantenha os condôminos informados. Lembre-se que é normal qualquer mudança gerar comentários e dúvidas.
Mauricio Diego Castellain
Graziella Castellain |
Diego José De Oliveira |
Cinthia Spindola
Mansueto Trés Júnior |
Erica Faerber |
Paulo Carelli |
Rafael Pierozan |