O condomínio é formado por diversas culturas, crenças e hábitos, portanto, o síndico precisar atuar com cautela, já que parte dos condôminos podem não ter conhecimento claro dos deveres e direitos para conviver em condomínio.
Deve-se sempre ter bom senso: o direito de um termina onde começa o do outro.
É importante que o síndico esteja ciente que os hábitos de alguns condôminos são compatíveis com a vida que tiveram quando residiam em uma casa, ou quando conviviam em determinada comunidade (judaica, alemã, ribeirinha etc).
Embora residam em um condomínio alguns moradores não estão cientes que alguns “inocentes hábitos” não são permitidos, tais como:
Para que o síndico possa realizar uma gestão harmoniosa, certifique-se que os moradores possuam cópia dos estatutos, além de informar os meios adequados para a manifestação de reclamações e sugestões.
Sempre que houver novos moradores (proprietários ou inquilinos), apresente-se e na oportunidade forneça também uma cópia da convenção e regimento interno.
É importante planejar com a administradora ou contabilidade a elaboração de pesquisa de satisfação, assim o síndico poderá saber quais as melhores medidas a serem aplicadas em beneficio comum.
Caso haja dúvidas em como auxiliar o condômino na solução de algum problema, não prometa “mil em uma” soluções sem antes consultar a administradora ou contabilidade. Por vezes a suposta solução arranjada na ultima hora pode resultar num grande incômodo, e causar descrédito por parte do condômino.
Mauricio Diego Castellain
Graziella Castellain |
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