As empresas nacionais aumentaram sua procura por crédito no ano de 2010. Em todo o País, a média dessa alta foi de 7,6%. A região Sul, por sua vez, registrou o menor aumento no decorrer do ano passado. De acordo com as informações da Serasa Experian, divulgadas nesta segunda-feira (17), o aumento na procura por crédito nas empresas do Sul foi de 6%.
Na comparação entre dezembro e novembro, houve um recuo de 5,7% na procura em âmbito nacional. Na região Sul, também houve declínio, porém menor, de 1,8%. Já em relação a dezembro de 2009, há aumento de 11,7% no País e de 17% no Sul - o maior entre todas as regiões.
De acordo com os economistas da instituição, o avanço da demanda das empresas por crédito em 2010 foi determinado pelo crescimento robusto da atividade econômica, pelo dinamismo do mercado doméstico e pela recuperação do mercado de crédito às empresas, as quais puderam encontrar condições de prazo e de taxas de juros mais favoráveis do que as que prevaleceram em 2009.
Micro e pequenas lideram
Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo crescimento da demanda por crédito no ano de 2010 (alta de 8,5%). O fato destas empresas terem o mercado doméstico como principal eixo dinâmico explica o bom resultado obtido em termos de procura por crédito. Por sua vez, as grandes empresas expandiram sua demanda por crédito em 8,2% no ano passado.
Já as médias empresas registraram recuo de 7,9%, isto porque muitas delas são empresas exportadoras, deparando-se com um mercado externo pouco dinâmico, e enfrentando a uma taxa real de câmbio relativamente valorizada.
Comércio na frente
No ano de 2010, as empresas do setor comercial, com alta de 8,2%, destacaram-se na liderança da procura por crédito. Logo em seguida figuraram as empresas de serviços, com variação acumulada de 7,6%. Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo - ainda adverso -, e ao câmbio valorizado, faz com que este setor apresente um avanço de apenas 4,8% em sua demanda por crédito no acumulado do ano de 2010.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.