Um novo sistema de telefonia fixa nos órgãos estaduais foi implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Administração. A intenção é reduzir em 60% os custos com a conta telefônica.
O Governo gastou em 2006 cerca de R$ 69 milhões em comunicação e que, concluído o projeto, o gasto anual ficará abaixo dos R$ 20 milhões.
Com a tecnologia VOIP, todos os órgãos do governo poderão se comunicar a custo zero. Essa é a última etapa do Projeto Rede Convergente de Comunicação, que iniciou em 2007.
O sistema estará concluído até o final de 2011, quando todos os órgãos da administração direta, fundações e autarquias estarão interligados via ramal. Por enquanto, apenas a Secretaria da Administração (SEA) e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) estão utilizando essa nova tecnologia.
Os próximos órgãos a serem ligados ao sistema serão as secretarias de Desenvolvimento Regional, já que o custo maior das ligações
está nos interurbanos com esses órgãos.
Para operar o novo sistema, serão instaladas três centrais telefônicas de grande porte: em Florianópolis, Chapecó e Joinville. Cada uma terá capacidade para receber 35 mil ramais, de 41 centrais de médio porte. Assim, a ligação entre uma secretaria setorial, localizada em Florianópolis, e uma secretaria regional, em qualquer parte do Estado, terá custo zero.
Além disso, ligações intermunicipais para empresas ou pessoas físicas também serão mais baratas, já que passam a ter custo de ligação local.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
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