Com menos disposição para gastar neste primeiro trimestre de 2011, e aproveitando o bom momento do mercado de trabalho, as famílias reduziram sua inadimplência em janeiro.
Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 22,1% dos consumidores têm dívidas ou contas em atraso em janeiro, contra 23,5% em dezembro.
Além disso, 7,9% dos pesquisados fecharão o mês sem ter condições de pagar suas dívidas, quantidade menor que os 8,3% que estavam nessa situação em dezembro.
Endividamento subiu
O endividamento das famílias, entretanto, aumentou - reflexo do aumento dos gastos das famílias no final do ano, sobretudo com as compras de Natal. O total de famílias brasileiras endividadas subiu para 59,4% em janeiro, contra 58,3% em dezembro.
Já em comparação a janeiro de 2010, houve queda no total de endividados. No primeiro mês do ano passado, eram 61,2% os endividados. Neste mês, o percentual ficou em 59,4%.
Também caíram o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso (29,8% em janeiro de 2010, ante 22,1% este mês) e no total dos brasileiros sem condições de quitar seus débitos (9,9% em janeiro de 2010 e 7,9% em janeiro de 2011).
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.