A Perspectiva Econômica ficou estável em março de 2011 frente a fevereiro, mantendo o valor de 100,1. Os dados são de pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27) pela Serasa Experian.
Em função de sua metodologia de construção, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, a manutenção do Indicador em nível superior a 100, fato que vem ocorrendo já há alguns meses, aponta que a economia brasileira deverá continuar se expandindo ao longo dos próximos meses num ritmo bastante próximo ao do crescimento potencial (algo entre 4,5% e 5,0% ao ano).
Apesar das medidas anti-inflacionárias já adotadas (aumento dos juros, medidas macroprudenciais e implementação dos cortes orçamentários), o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica sinaliza que os efeitos de tais medidas em termos de se produzir, prospectivamente, uma desaceleração da atividade econômica mais significativa, ainda parecem ser limitados.
Neste sentido, permanecem elevadas as chances de presenciarmos a continuidade da implementação de uma política monetária mais austera, por um tempo suficientemente prolongado, a qual se traduz em novas elevações da taxa básica de juros, não descartando a adoção de medidas complementares no âmbito monetário, creditício e/ou regulatório.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.