Pular para o conte?do

Activa - Contabilidade e Condom?nios

Casais não pretendem economizar no dia dos namorados

30/05/2011 – Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revela que apesar dos últimos sinais de retenção no consumo, os casais não pretendem economizar no dia dos namorados.

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revela que apesar dos últimos sinais de retenção no consumo, os casais não pretendem economizar no dia dos namorados. O levantamento foi realizado entre os dias 16 a 18 de maio com 3,5 mil entrevistados dos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.

 

A pesquisa apontou que, embora o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de maio, disponibilizado pela Fecomércio, e a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, tenham revelado a possibilidade de queda no consumo, os consumidores ainda estão bastante otimistas em relação aos seus gastos. Para o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, o fato pode ser explicado por haver um déficit temporal entre a tomada de medidas macroprudenciais e o real impacto nas decisões de consumo dos indivíduos.

 

Compras

 

Com predomínio para as compras à vista (53,1%), os setores mais beneficiados serão os que comercializam produtos tradicionais deste período, como vestuário (40,5%), perfumes e cosméticos (21,7%), calçados e bolsas (13,4%) e flores (8,7%). Além, é claro, do aumento do movimento em restaurantes, hotéis e motéis.

 

A estimativa de consumo é boa para a data, com uma média de gasto de R$ 124,70 por pessoa. O maior ticket médio de consumo ficou para Blumenau, com R$ 151,00, e o menor para Lages com R$ 111,90, resultados que tem se repetido nas pesquisas sazonais da Fecomércio e que evidenciam o dinamismo da atividade econômica de cada região. Em Florianópolis, a estimativa é de R$ 128,63, em Chapecó R$ 122,44, em Criciuma R$ 121,00, e em Joinville R$ 113,25.

 

Outro dado relevante apontado pelo levantamento, é que além de bons preços, as pessoas procuram também por um atendimento diferenciado, dado que sugere um investimento maior dos empresários no treinamento dos colaboradores.

 

 

 

 

Autor: Economia SC

Fonte: Economia SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

? Activa Contabilidade 2010 Desenvolvimento GrupoW