Até às 11:50h desta sexta-feira (10), 26 voos foram cancelados no Aeroporto Hercílio Luz. Apenas um voo saiu de Florianópolis, indo para Belo Horizonte, da companhia Trip. Chegaram dois voos, um de São Paulo e um do Rio de Janeiro, ambos da Gol.
O aeroporto está operando normalmente, porém há problemas nas rotas e as companhias aéreas cancelaram vários voos. Para as próximas horas estão confirmados os voos 1280 e 1914, para São Paulo e Rio de Janeiro.
Cancelamentos
Nesta sexta-feira (10) o Aeroporto Hercílio Luz amanheceu com 20 voos cancelados em função das cinzas do vulcão chileno Puyehue. Depois de suspender todos os voos com destino ao Rio Grande do Sul, a empresa aérea Gol informou nesta quinta-feira (9) que, para preservar a segurança dos passageiros, suspenderia as operações nos aeroportos de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina, a partir das 4h desta sexta- feira (10).
Porém, a companhia aérea Gol informou que a partir das 10h desta sexta-feira (10) os voos nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Joinville foram retomados. Porém, a Tam e a Aviana ainda não liberaram os voos.
Além da Gol, Tam, Webjet e Azul também cancelaram voos em aeroportos do Estado. Voos com destino a Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai) já foram cancelados por causa do avanço da nuvem de cinzas do Vulcão Puyehue, que entrou em erupção no Sul do Chile no sábado (4).
De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a nuvem de cinzas vulcânicas chegou ao Sul do país na tarde desta quinta-feira (9). A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, no início da noite, o Aeroporto de Bagé teve que ser fechado. A camada de nuvem que passa pela região tem seis quilômetros de espessura: começa a 1.500 metros do solo e atinge o teto de 7.500 metros de altitude.
Recomendação
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reitera a recomendação a todos os passageiros com voos marcados de/para os aeroportos da região sul do Brasil para que consultem sua companhia aérea antes de se dirigir ao local. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.