Estão abertas no Sebrae de Joinville as inscrições para o Empretec - Programa de Formação de Empreendedores que acontecerá de 11 a 16 de julho. O Empretec é estruturado em 60 horas/aula, que são aplicadas no formato de um seminário que visa estimular e desenvolver as características e o potencial do empreendedor. As inscrições são limitadas e as entrevistas serão efetuadas de 28 de junho a 1 de julho, (Rua Dr. João Colin, 325, Centro). Mais informações pelo fone: (47) 3433-4654, com João Paulo ou Zenilde.
Com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é ministrado no Brasil desde 1993 com exclusividade pelo Sebrae. Mais de 149 mil brasileiros já passaram pelo curso, que ajuda o empresário a aumentar as chances de sobrevivência de seu negócio estimulando a competitividade. Em 2010, mais de 1.300 empreendedores fizeram o Empretec em SC, dos quais 75% são proprietários representando suas empresas e 25% pessoas físicas que planejam empreender. "O foco do Empretec é o comportamento empreendedor. Quando isso é potencializado, o empresário aprimora a forma de fazer a gestão", assinala o coordenador do Sebrae em Joinville, Jaime Arcino Dias Junior.
O Empretec é reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo. No programa, a alteração na conduta empresarial é baseada em 10 características de comportamento que são vistas como pontos fundamentais na personalidade do empreendedor: a iniciativa e busca de oportunidade; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança e exigência de qualidade e eficiência.
Dados de peso
Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2010 em parceria com o Instituto Ver mostra que após o Empretec o número de desempregados diminuiu, os profissionais passaram a ganhar mais, a formalização das empresas aumentou, elas engordaram seus caixas e contrataram mais funcionários. O levantamento ouviu 1.347 participantes nas 27 unidades da federação. Destes, 62% ganham mais hoje do que quando entraram no curso. O Empretec ajudou quem estava em busca de um caminho na vida profissional. Dos participantes, 6% fizeram o seminário desempregados. Dos que estavam sem trabalho, 30% saíram da condição de desemprego ao abrir o próprio negócio. Mas a maior demanda continua sendo dos empresários e a formalização aumentou após o curso. Dos 13% que estavam na informalidade, mais da metade se formalizou. Esses negócios também contrataram mais. O número médio de funcionários por empresa passou de nove para 11.
Serviço:
O que: Empretec - Programa de Formação de Empreendedores
Quando: 11 a 16 de julho
Inscrições: de 28 de junho a 01 de julho.(R. Dr. João Colin, 325, Centro), das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Onde: Sebrae (47) 3433.4654, com João Paulo ou Zenilde
Autor: Sebrae/SC
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.