As vendas do comércio para o Dia dos Namorados cresceram 8,6% na semana da data (06 a 12 de junho), na relação com igual período do ano anterior, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia dos Namorados 2011. O resultado foi menor que o registrado em 2010, quando houve um crescimento nas vendas de 10,9%.
As compras de última hora também cresceram. De 10 a 12 de junho, a elevação foi de 4,9%, na comparação com o final de semana correspondente de 2010 (11 a 13 de junho). No ano anterior, as vendas de última hora tiveram uma elevação mais tímida, de 2,9%.
Frio
Para os economistas da Serasa Experian, o fato do Dia dos Namorados 2011 ter caído no domingo estimulou as atividades locais nas cidades de todo o país, o que normalmente favorece os setores de entretenimento e shopping centers. O frio, nas Regiões Sul e Sudeste, acelerou as vendas de confecções, como já era previsto.
Mesmo com as vendas crescendo menos neste Dia dos Namorados que em igual data de 2010, esta base de comparação é elevada, o que dá uma maior dimensão para os resultados de 2011.
Com o bom Dia dos Namorados 2011, o varejo encerra o 1º semestre do ano com grandes resultados, ante um quadro de desaceleração econômica.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2011 e comparadas às consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2010; e as do período de 10 a 12 de junho de 2011, e comparadas às do período de 11 a 13 de junho de 2010.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.