O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) avalia que o nível do emprego no país está se acomodando e a taxa de desocupação deve fechar 2011 bem próxima da de 2010 - que foi de 5,7%, segundo o Ipea.
O boletim Conjuntura em Foco, divulgado nesta quarta-feira (15) pelo órgão, avalia que a diminuição da taxa de desemprego nos últimos meses, em relação ao mesmo período do ano passado, reflete o crescimento menor da economia em 2011.
O documento também destaca o avanço da formalização do emprego, que atingiu no último mês de março o nível mais alto desde o início da série em 2002 - puxado, principalmente, pelo terceiro setor.
Por outro lado, o boletim do Ipea comenta a diminuição do crescimento do rendimento médio real habitual em 2011 por causa do aumento da taxa de inflação.
O documento destaca, entretanto, que o salário real cresceu 3,7% de janeiro a abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2010.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.