O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, participou nesta sexta-feira (17), da audiência pública para apresentar o edital de licitação da obra do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis.
A concorrência acontece para empresas nacionais e estrangeiras, e contempla o primeiro lote de obras do terminal, que prevê a execução de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação e balizamento luminoso das pistas de táxi, pátio de aeronaves e estacionamento.
O secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, disse que tão logo este edital seja lançado, o Governo do Estado também irá lançar o edital para as obras de acesso ao novo terminal, orçado em aproximadamente R$ 106 milhões. Essas obras vão andar juntas, afirmou o secretário.
Os secretários Filipe Mello e Valdir Cobalchini foram indicados pelo governador Raimundo Colombo como interlocutores de Santa Catarina junto à Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - para que sejam dados os devidos encaminhamentos visando a realização da obra.
Mudanças
O Aeroporto Hercílio Luz é o 14º mais movimentado do país, e está na lista dos que mais recebem voos charter na temporada de verão. Porém, o atual terminal de passageiros ficou modesto para o crescimento de Florianópolis. Por isso, a cidade ganhará um novo terminal com capacidade para atender 2,7 milhões de passageiros por ano. O projeto do aeroporto está orçado em R$ 420 milhões, com recursos vindos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
O pátio de estacionamento de aeronaves contará com 12 posições para aviões de grande porte. Uma facilidade para os passageiros serão as cinco pontes de embarque contempladas no projeto. Para agilizar as operações de pouso e decolagem será construído um novo sistema de pista de taxiamento.
Projetado dentro do conceito Aeroshopping, o novo terminal de passageiros contará com diversas opções de serviços e comércios. Nos 64 pontos comerciais previstos serão implantadas agências bancárias, praça de alimentação, um amplo estacionamento com 1.800 vagas e um mix comercial voltado para atender as necessidades dos usuários.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.