A preocupação das empresas em colaborar com a sociedade, por meio de projetos sociais, ambientais e culturais vem se tornando prática comum. Com o intuito de fomentar e estimular a participação de companhias em programas de responsabilidade social, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing ADVB/SC promove há treze anos, o prêmio Empresa Cidadã, que tem como intuito homenagear as empresas catarinenses que são atuantes em projetos e programas sociais.
Quarenta e cinco companhias com projetos relacionados às áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural, inscreveram seus trabalhos na premiação apontando os objetivos do projeto, as estratégias utilizadas para atingi-los, a forma como foi realizada a execução e implementação do trabalho e quais os resultados obtidos.
Grandes corporações como a Eletrosul, uma das premiadas, inscreveu em um único projeto, R$25 mil reais. A Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, sediada em Tijucas, indicou que investiu durante o ano de 2009 cerca de R$ 1,2 milhão em ações com o Meio ambiente.
Além da Eletrosul e Portobello S.A., entidades como a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), a Fundação de Ensino e Engenharia de SC (FEESC), a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), SESC e SESI catarinenses foram homenageados.
A presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares, acredita que o selo de Empresa Cidadã tem sido cada vez mais disputado. "É um prêmio do bem, que favorece a comunidade e fomenta entre as empresas, o compromisso em ter uma boa postura para a sociedade, pois elas sabem que não podem contar com o Poder Público."
Segundo Maria Carolina, a entidade recebeu mais inscrições do que no ano passado e todos os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora com base na relevância social e comunitária da iniciativa; originalidade e correção das estratégias; eficácia na execução do trabalho; e resultados obtidos, com relação ao grau de benefício social e comunitário alcançado pelo projeto.
Uma das juradas, Luciana de Bastos Silva, atuante no projeto Amigos em Ação, alega que é muito importante a iniciativa do Empresa Cidadã e serve de modelo para outras entidades civis catarinensses a "arregaçar a manga e participar mais efetivamente de ações que resultem no bem-estar social."
Mais premiados
Diferentemente dos anos anteriores quando apenas quinze projetos eram premiados, este ano a ADVB/SC optou por premiar dezesseis trabalhos, tendo em vista o empate técnico entre o 14º, 15º e 16º colocados. A solenidade de premiação com entrega de troféu e certificado aos vencedores acontece no dia 21 de julho, no SESC Cacupé, em Florianópolis.
Veja a lista das vencedoras (em ordem alfabética)
ACIJ (Empresarial de Joinville)
Baesa
Berlanda
Dicave Gartner
Dudalina
Eletrosul
Enercan
Exit Comunicação
FCDL /SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina)
FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de SC)
Nexxera
Portobello S.A.
RBSTV
Lojas Salfer
SESC Santa Catarina
SESI Santa Catarina
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.