A 23ª edição da Festa do Pinhão traz benefícios econômicos para a cidade de Lages. Não apenas hotéis, bares e restaurantes, dentro e fora do espaço fechado do parque, ganham com o aumento do fluxo de turistas e moradores.
O movimento nos postos de combustíveis cresce significativamente, principalmente nos finais de semana e neste feriado de Corpus Christi. O centro comercial da cidade também registra grande incremento de vendas neste período, principalmente os setores de vestuário e calçadista.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Dilmar Monarim, "todo o nosso comércio local sai ganhando. As lojas, os restaurantes e os postos de abastecimento ficam mais movimentados neste período", disse.
Mas o que chama a atenção é a movimentação da comunidade em torno da própria Festa do Pinhão. Todos os anos são mais de 20 pontos de estacionamentos nas imediações do Parque Conta Dinheiro. Na maioria das vezes, os moradores abrem os portões de suas residências e fazem do espaço um estacionamento privativo para automóveis.
Outra forma de se ganhar um extra com a Festa do Pinhão são as chamadas pousadas alternativas. Os moradores oferecem um espaço de suas casas para receber os turistas. Alba dos Santos Luckmann, que mora no bairro São Cristóvão, aluga kitinetes para os turistas. "A festa movimenta muito a nossa cidade e com isso o comércio local também se fortalece", disse.
Rede hoteleira cheia
A rede hoteleira está lotada para todos os dias do evento e a recomendação da Comissão Central Organizadora é que os turistas que não encontrarem mais vagas em hotéis, procurem as pousadas a alternativas credenciadas pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Sindicato dos Hotéis de Lages. Mais informações através do site oficial da festa: www.festadopinhao.com
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.