A ExpoSuper 2011, 24ª Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos e para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas, "não só atingiu como superou as expectativas" afirma o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Adriano Manoel dos Santos. O evento, que ocorreu no Complexo Expoville em Joinville, encerrou nesta quarta-feira (22) com um volume de negócios de mais de R$ 150 milhões (considerando também o período de pós-evento para negócios iniciados na feira) e um público entre 27 e 30 mil visitantes.
E valia de tudo para chamar a atenção dos mercadistas e consumidores, desde fantasia de Branca de Neve e Michael Jackson até carros com música executada por Dj's. Um dos estantes mais visitados foi o da empresa de pães e lanches congelados, Panfácil, que também apresentou um diferencial: durante toda a feira ofereceu sete palestras sobre panificação. Segundo o diretor comercial da empresa, Eduardo Pretto, as negociações da nova linha de produtos congelados, somente durante a feira, aumentou em 50%.
Sustentabilidade
Os expositores, que em sua maioria vem da Região Sul, também vão contar com o apoio para a reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos originados na feira. De acordo com o Kalil Salim, engenheiro sanitarista ambiental da empresa Novo Ciclo, responsável pela gestão dos resíduos do evento, a maior parte do que sobra de feiras como a ExpoSuper são madeiras e carpes dos estandes. "Nas duas últimas edições conseguimos dar o destino correto a 90% do material gerado, o que resultou em 40 toneladas de resíduos sólidos. Para esta edição, esperamos um resultado parecido" explica Salim.
Nos corredores do pavilhão foram espalhadas lixeiras seletivas, chamadas de residuários, para facilitar a separação do lixo. O objetivo com essa ação também é atentar os mercadistas que até 2012 deverão ser adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída através da Lei 12.305.
Próximas edições
A expectativa para 2012,é grande. Como a Acats estará completando 40 anos, e a Exposuper realizará sua 25ª edição, o presidente da Associação afirma que será preparada "a melhor feira de todos os tempos".
Autor: Laís Mezzari
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.