Em 2010 mais de 27 mil invenções foram registradas com pedido de concessão de patentes, segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão federal responsável por conceder o registro.
O número é o maior da história e o aumento tem sido crescente. Há cinco anos, o número de pedidos não passava de 21,1 mil por ano. Para 2011, a expectativa é de que chegue a 30 mil.
A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos requerem grandes investimentos. Proteger esse produto por meio de uma patente ou de um registro significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo.
A proteção conferida pela patente e pelo registro de desenho industrial é um imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se torne um investimento rentável. De acordo com o advogado Sílvio Caetano, "em um cenário competitivo, registrar a marca é o principal passo para garantir seu direito no mercado".
Segundo Caetano, a marca se constitui no principal diferencial na decisão de compra de um produto. "A marca empresarial gera fidelização do cliente, é uma garantia de qualidade tanto para produtos como serviços", conclui.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.