Para atender às demandas por informações estratégicas dos setores de apicultura, vestuário, calçados e móveis, o Sebrae/SC desenvolveu o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS).
O projeto monitora o ambiente econômico, legal e institucional do mercado, fornecendo dados ajustados às necessidades dos empresários para facilitar as decisões do cotidiano organizacional. "O modelo de negócios do SIS é pautado nas mais modernas metodologias e tecnologias disponíveis no mercado, assegurando participação efetiva do usuário e permitindo que os empreendedores interajam com as equipes de produção de conteúdo", destaca Douglas Luís Tres, gestor do Projeto de Inteligência Competitiva do Sebrae/SC, em entrevista ao Noticenter. "Com isso, a proposta ganha legitimidade e maior desempenho", complementa.
A ideia de criar este tipo de sistema surgiu da necessidade dos próprios empresários que, pressionados por uma concorrência cada vez maior, se viram obrigados a diminuir custos, aumentar as escalas de produção e alargar a banda de produtividade "tudo isso sem descuidar das questões estratégicas da empresa. "Neste panorama altamente competitivo, decisões precipitadas pautadas em informações desencontradas podem causar sérios prejuízos", diz Douglas. "Entendendo este cenário, o Sebrae/SC foi buscar nos conceitos de inteligência competitiva uma solução às questões impostas pelos empresários. Hoje, o SIS reafirma seu propósito quando faculta ao empreendedor da micro e pequena empresa ter informações de ponta, exclusivas e de importância seminal para a formação de estratégias de seu negócio", comenta.
Como funciona
Profissionais especializados em inteligência competitiva orientam todo o processo de coleta de informações, avaliam os dados coletados e geram produtos de inteligência e estratégia que auxiliam a tomada de decisões por parte dos empresários. Para mapear as atuais necessidades de informação de cada setor atendido, foi elaborada uma Árvore de Inteligência Competitiva. Com base nos dados priorizados na Árvore, o SIS garante repassar ao público as informações mais atualizadas, precisas e objetivas para auxiliar a tomada de decisões. "Os visitantes do portal que ainda não se cadastraram podem navegar pelo sistema e ler as principais notícias de cada setor atendido", diz Douglas.
Para instituir a interação entre o Sebrae/SC e os empresários de cada setor, a equipe do projeto busca constantemente coletar as expectativas do público e mensurar os resultados obtidos com as estratégias adotadas. Assim, o SIS é ajustado permanentemente de acordo com as necessidades dos empresários.
Vantagens
Os usuários cadastrados como assinantes no SIS têm muitas vantagens: solicitação de relatórios sob encomenda e de orçamentos, além de acesso à avaliação online da Árvore de Inteligência. Douglas explica que, para ser assinante, é necessário que o empresário atue em Santa Catarina em pelo menos um dos quatro setores atendidos pelo sistema. "Todos os serviços são oferecidos gratuitamente", comenta.
Além do acesso como assinante, também é possível realizar cadastro como convidado "para quem não é empresário ou não mora em Santa Catarina" e ter acesso a relatórios de inteligência, listagem de fornecedores, biblioteca com artigos técnicos, publicações científicas, normas técnicas e legislação do setor, dados econômicos e cotações atualizadas.
Autor: Noticenter
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.