A Receita Federal afirmou nesta sexta-feira (22) que o Comitê-Gestor do Simples Nacional prorrogou o prazo para o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) relativos a junho de 2011. A nova data é 29 de julho.
De acordo com o órgão, o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS) já foi atualizado para gerar o DAS com a nova data de vencimento, sem a cobrança de qualquer acréscimo legal.
Sobre Simples
No começo do mês, o Simples Nacional completou quatro anos, com 5,1 milhões de empresas inscritas. O número representa 85,7% das 5,9 milhões de MPEs (micro e pequenas empresas) do Brasil e 85% dos cerca de 6 milhões de empreendimentos existentes no País.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Simples é importante para proporcionar um ambiente legal para o desenvolvimento das MPEs brasileiras, que são 99% do total de empresas no País. Outro aspecto positivo apontado por ele é o aumento da arrecadação do governo federal, estados e municípios. "Portanto, é um sistema onde todos ganham".
Segundo Barretto, entre 2007 e 2010, na União, a arrecadação com impostos incluídos no Simples cresceu 51%. Nos estados, a expansão foi de 253%, com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), enquanto nos municípios a arrecadação com ISS (Imposto Sobre Serviços) cresceu 375%.
Autor: Infomoney
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.