Dia dos pais, das crianças, natal, páscoa, dia das mães, da mulher. Cada data especial é uma oportunidade para os lojistas aumentarem a rede de clientes, oferecendo novidades, produtos de qualidade e ofertas atrativas. No entanto, é fundamental que cada empresário conheça seu consumidor para entender o que ele procura.
Nesta entrevista, o presidente da CDL Chapecó, Gilberto Badalotti, expõe a importância de o empresário entender o seu cliente e também estar atento às tendências do mercado.
O que muda para o empresário quando ele sabe a quem está oferecendo o produto?
Gilberto Badalotti - A elaboração do perfil do consumidor orienta todas as ações dentro de uma empresa, prevendo necessidades do cliente e buscando as novidades no mercado. Identificar o perfil do consumidor representa cuidar da logística, implantar o pós-venda, oferecer um atendimento diferenciado e, principalmente, manter um planejamento para evitar prejuízos.
Ao conhecer o perfil do consumidor, o empresário ganha na renovação do estoque, na compra da mercadoria e no planejamento para não chegar ao final das temporadas com sobras de produtos.
Quais foram as mudanças nos últimos anos em termos de mercado?
Badalotti - O perfil do consumidor mudou. Com a entrada das classes D e E no mercado e na aquisição de produtos com valores agregados e de marcas de grifes, percebemos que os empresários precisaram cuidar dessas oportunidades e verificar o que oferecer para este novo público, que busca qualidade aliada a preços acessíveis.
Quais as perspectivas, para a Região Oeste e para o próprio Estado, sobre o futuro do comércio lojista?
Badalotti - Quanto à tendência de consumo dos catarinenses é importante enfatizar que está ampliando a aquisição de produtos com valores agregados, ou seja, com mais atrativos ou a oferta de vários serviços em apenas um estabelecimento comercial.
Com o aumento da renda da Região Oeste por causa das agroindústrias, do bom momento da agricultura, e da valorização dos profissionais que passaram a ganhar aumentos salariais superiores aos índices da inflação, as pessoas ampliaram os valores de suas compras no comércio. Os clientes estão procurando produtos diferenciados e que ao mesmo tempo ofereçam qualidade de vida.
Os lojistas precisam aproveitar as datas especiais para ganhar novos clientes. No próximo domingo, temos mais uma data relevante, o Dia dos Pais. O que eles podem fazer para aumentar as vendas?
Badalotti - Preços, prazos e muitas promoções com crédito facilitado são os atrativos que os lojistas podem oferecer aos consumidores para o Dia dos Pais. O horário de atendimento diferenciado e vitrines produzidas também podem ser atrativos a mais para que o cliente visite a loja. Ou seja, ser criativo na hora de atrair o cliente pode fazer a diferença nos resultados no fim do mês.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.