O Gestor de Projetos do Sebrae/SC para a região de Tijucas e Brusque, Iriberto Antônio Moschetta, popular Betão, está ansioso para os resultados da realização de mais uma edição do Empretec, em São João Batista, nesta semana, de 8 a 13 de agosto. Logo em seguida, em setembro, o workshop de imersão será organizado em Itapema. "O seminário Empretec é uma das mais destacadas ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no país e visa a formação e o desenvolvimento de capacidades empreendedoras. Todos podem participar. O seminário foi desenvolvido a partir de estudos da Organização das Nações Unidas (ONU)", destaca Betão.
O gestor descreve que o seminário capacita o empresário ou futuro profissional a enfrentar metas desafiadoras, além de aumentar o seu potencial para obter lucro em situações complexas e garantir a satisfação dos clientes, entre outros benefícios.
Este foi o caso do diretor da Casa do Turista, Antônio Carlos Lopes, 40 anos, de Porto Belo. Cacau, como é mais conhecido, levou o nome de Santa Catarina para os dois maiores eventos relativos ao turismo náutico no Brasil recentemente: O Cruise Day e South America Cruise Convention. Ele enfatiza que foi a participação no Empretec o principal motivador para que decidisse montar o próprio negócio, uma operadora de turismo receptivo especializada em cruzeiros marítimos.
"Isso foi há 9 anos. Eu sempre quis montar uma agência de viagem, mas não tinha experiência. Depois que fiz o Empretec fiquei um mês dedicado ao projeto de montar a empresa", conta. De lá para cá, o empresário revela que continua participando de cursos oferecidos pelo Sebrae e comemora: "Hoje sou o maior vendedor do Beto Carrero do Estado e o segundo do Brasil".
Para o Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae/SC, Engº Sérgio Fernandes Cardoso, que acompanhou cases como o de Cacau, quando era o gestor, ver tantos frutos colhidos pelo Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda é o maior reconhecimento do trabalho. Ele frisa que o workshop é assinado pelo Sebrae, pela Agência Brasileira de Cooperação de Ministério das Relações Exteriores e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - ONU). "São seminários intensivos de 6 dias com métodos e técnicas de ensino mundialmente testados;instrutores altamente capacitados, credenciados junto à Organização das Nações Unidas; e com a reputação de ter formado mais de 50 mil alunos que hoje conduzem, com sucesso, suas empresas e material didático de excelente qualidade. Nós ficamos muito orgulhosos e satisfeitos em poder recomendar algo tão bom para aquele que deseja ser empreendedor ou que já é", analisa Sérgio.
Autor: Sebrae/SC
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.