As mulheres da classe C estão mais informatizadas dos que a das outras classes, aproveitam mais as funcionalidades do celular do que os homens de sua faixa social e estão mais preocupadas com a saúde e a alimentação de suas famílias.
Esse é parte do perfil traçado pelo Data Popular sobre a ala feminina da nova classe média. Para chegar a essas informações, a entidade realizou uma pesquisa pela internet durante o segundo trimestre de 2011 com 18.356 mulheres de todo país.
O levantamento revelou que esse grupo está mais ligado à tecnologia. As mulheres da classe C têm mais familiaridade com recursos tecnológicos (66,2%) do que as das classes AB (62,7%) e DE (63,8%). Elas também tiram melhor proveito de funções do celular: 29,6% das pesquisadas tiram fotos com o seu aparelho contra 24,8% dos homens da mesma classe. Elas também usufruem mais do mp3 do que a parcela masculina. Enquanto 40,8% das mulheres aproveitam essa opção, apenas 34,3% dos homens fazem o mesmo.
Saúde e alimentação
A pesquisa mostrou também que hoje as integrantes da nova classe média zelam mais pelo o que a sua família come. Quando questionadas sobre o valor que dão às marcas de alimentos, 52,8% das pesquisadas responderam que se importam mais com as marcas dos produtos do que há cinco anos atrás. A saúde é outro ponto importante para as mulheres da classe C. De acordo com o Data Popular, 72,3% dizem ser as mais preocupadas com a saúde da família. Nas classes AB e DE os índices caem para 62,9% e 68,1%, respectivamente.
Carro e casa
Contrariando o senso comum, ala feminina da nova classe média valoriza mais a potência do carro do que os homens de sua classe: 64,8% contra 53%. Além de prezar pela velocidade dos automóveis, elas demonstram interesse em realizar reparos em casa. Alterar a decoração é o desejo de 32,9% das entrevistadas, em comparação a 23,7% dos homens.
Roupas
Estar bem-vestida é crucial para esse grupo. Segundo a pesquisa, 60,2% das participantes dão importância aos itens de marca. O número pode estar relacionado à porcentagem das que acreditam que a vestimenta ajuda na hora de conseguir um bom emprego: 76,6% das integrantes da classe C, contra 71,1% da classe AB e 72,8% da classe DE.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.