O ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Leônidas Cristino, fez uma visita emergial nesta segunda-feira (12) ao Porto de Itajaí. Cristino observou os impactos da correnteza do Rio Itajaí-Açu e garantiu recursos da União para o desassoreamento dos canais de acesso à bacia Complexo Portuário do Itajaí. "Vamos fazer tudo o que for necessário para que o Porto de Itajaí e demais terminais voltem a operar com as mesmas profundidades operadas antes das cheias", afirmou o ministro de Portos.
Cristino assegurou que antes mesmo dos estudos de barimetria - para verificar o assoreamento - sejam concluídos, os técnicos da SEP darão início a simulações para agilizar os procedimentos. "O Complexo de Itajaí é muito importante no contexto portuário brasileiro e vamos precisamos que as operações sejam retomadas o mais breve possível", disse.
A barimetria deve iniciar assim que a correnteza, que chegou hoje a 18,5km/h, diminua a velocidade. A expectativa é que o processo comece nesta terça-feira (13) ou quarta (14).
Antes mesmo dos estudos estarem concluídos, a empresa belga Jan de Jun terá uma draga - barco que recolhe areia do fundo do rio - operando em Itajaí, para que a profundidade pré-enchente seja retomada o mais cedo possível.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.