Quem procura apartamento ou casa no Rio de Janeiro para morar tem enfrentado uma verdadeira maratona até encontrar o imóvel ideal e com um preço ajustado ao seu orçamento. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), o aluguel em algumas regiões chegou a aumentar 50% nos últimos seis meses, apresentando média de 30% a 40% na cidade.
Além do baixo estoque de imóveis disponíveis para locação e a elevada procura, também explica a elevação do valor no metro quadrado o interesse cada vez maior do estrangeiro no Rio de Janeiro –seja os que querem adquirir ou alugar imóveis para morar. De todo o volume de negócios realizado na cidade nos últimos seis meses, 30% foram de pessoas de fora do Brasil – a grande maioria americanos, italianos, franceses, nesta ordem. Eles também enxergam na valorização imobiliária uma forma de lucrar.
“Além de voltar a ser a capital turística do Brasil, o Rio tem uma agenda de eventos que nenhuma outra cidade no mundo tem. Em 2012, já temos a Rio+20. Depois, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada. Isso sem falar que estão no Estado 80% da área do pré-sal e que já há investimentos no Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj). Tudo isso está atraindo o investidor estrangeiro, que vê o imóvel como um ótimo negócio”, explica o representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Laudimiro Cavalcanti, que estima em 100% o aumento da procura de estrangeiros por imóveis na cidade nos últimos três anos.
O efeito para o carioca é imediato. Cerca de 10% do aumento dos imóveis na cidade é creditado ao interesse maior dos estrangeiros. É a lei da oferta e procura, que faz o aluguel, por exemplo, aumentar em número bem maior do que os índices de correção. O IGP-M fechou o mês de agosto por volta de 8%, somando o acumulado do ano inteiro.
Para se ter uma ideia de quanto é vantajoso investir neste ramo na cidade durante os último anos, um estudo realizado pelo Secovi Rio (Sindicato da Habitação) revelou que foi possível ter retorno de até 90,24% em um ano, no caso de um imóvel de um dormitório no Centro.
Autor: Metro Rio
Fonte: Secovi Rio
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.