O volume de ações de cobrança por falta do pagamento da taxa de condomínio registrou queda de 6,4% em São Paulo. Em agosto foram 877 casos, contra 937 no mês anterior, aponta pesquisa do departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação.
Segundo o Secovi-SP, o crescimento dos acordos extrajudiciais ajudou na redução dessa estatística. No primeiro semestre deste ano, foram contabilizadas 6.513 ações, enquanto no mesmo período do ano passado foram 7.718, recuo de 15,6%.
Para o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do sindicato, Hubert Gebara, o que mais pesou para a redução da inadimplência foi a Lei Estadual 13.160, em vigor desde julho de 2008, que permite o protesto do boleto de condomínio.
CENÁRIO - O mercado imobiliário na cidade de São Paulo, um dos maiores do País, deverá ter equilíbrio, em 2012, entre os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais novos. Se a crise internacional não afetar de maneira mais acentuada a economia do País, a expectativa é de que sejam lançadas e vendidas cerca de 35 mil unidades.
EVENTO - A entidade começa amanhã a Semana Imobiliária, que terá na programação a Convenção Secovi e o Fórum Urbanístico Internacional. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, fará ao 12h30 uma palestra sobre o cenário econômico nacional no contexto da crise mundial. O evento será na sede da entidade, na Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, na Capital.
Autor: Diário do Grande ABC
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.