Camboriú, SC - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, acaba de firmar uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Com a iniciativa, três projetos da entidade passarão a ser promovidos na cidade: Negócio a Negócio, Empreendedor Individual e Negócio Certo Rural. As ações atenderão de forma gratuita a micro e pequenos empresários, trabalhadores autônomos e donos de propriedades rurais.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Matias Fidelis Angeli, acredita que a parceria é fundamental para o crescimento de Camboriú. "Com o conhecimento que lhes será oferecido, nossos moradores terão competência para administrar bem seus negócios, o que culminará naquilo que almejamos: um desenvolvimento com qualidade para o município", declarou.
Negócio a Negócio - Mais de 100 micro e pequenos empresários serão beneficiados com este programa em Camboriú. Através do Negócio a Negócio, consultores do SEBRAE visitarão as empresas, diagnosticando necessidades e sugerindo soluções para que se desenvolvam economicamente, aumentando o lucro e a qualidade do serviço prestado.
"Através de três visitas pessoais ao micro ou pequeno empresário, fazemos um diagnóstico empresarial, instruímos na parte de gestão e necessidades e, por último, avaliamos os resultados", explica o Gerente Regional do SEBRAE, Alcides Sgrott Filho.
Empreendedor Individual - Voltado para o trabalhador autônomo e que não possui sociedade ou funcionários, o programa Empreendedor Individual tem como objetivo instruir e formalizar atividades desenvolvidas individualmente, como a do moto-taxi ou da costureira.
Para o Secretário Matias Fidelis Angeli, ao aproveitar esta consultoria o trabalhador tem a oportunidade de se proteger e prover segurança a si mesmo e sua família. "Através da consultoria gratuita do SEBRAE, esse empreendedor terá condições de registrar seu negócio e aproveitar benefícios como a previdência social", explica.
Negócio Certo Rural - Os beneficiados com este programa são os donos de pequenas propriedades rurais que, através de um curso formado por cinco encontros de 6h cada, aprendem a transformar sua propriedade em um agronegócio. "Com o conhecimento e a assistência necessária, essas pessoas deixarão de produzir apenas para sobreviver e passarão a lucrar com suas propriedades", garante o consultor do SEBRAE, Airton de Oliveira.
Todo material escolar, incluindo manuais, apostilas, mochilas e camisetas, é doado pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura de Camboriú e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O curso inicia no próximo dia 15 de setembro e os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do telefone 3361-5981, ou com o sindicato no 3365-1247.
Autor: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Camboriú
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.