O objetivo primordial do Sebrae é lançar sementes que venham a render frutos. É isso que a instituição está fazendo com a criação de um novo Centro de Educação Empresarial em Joinville. Maior e mais moderna, a nova sede nasce com o desafio de ser um centro de referência em consultoria e capacitação dos empresários em Joinville, que impulsionará toda a região Norte do Estado.
Espelhado em um modelo de sucesso, o centro permitirá a promoção de mais cursos, palestras, rodadas de negócios, workshops, debates e ações que proporcionarão o aumento expressivo da competitividade das micro e pequenas empresas.
O cenário para as empresas brasileiras é positivo, visto que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior elevou a meta de exportação brasileira deste ano para US$ 257 bilhões. Quase US$ 30 bilhões a mais do que a projeção feita no início do ano. Se a meta for atingida, o crescimento das exportações este ano será de 27% em relação ao ano passado, até então o melhor ano de vendas externas brasileiras. Em agosto, o País registrou o melhor mês de exportações e importações.
Nosso comércio exterior está crescendo acima do comércio mundial. Todos querem fazer negócio com o Brasil e é a oportunidade para investirmos na produção nacional.
Além do crescimento do comércio exterior, também tem ganhado força o poder de compra da classe C, principal cliente das micro e pequenas empresas. Com a ascensão financeira da população mais pobre, a classe C passou a ser a maior do País, com mais de cem milhões de pessoas. O volume representa 53% da população brasileira.
A melhoria nas condições financeiras da classe C fortalece ainda mais o mercado interno nacional. O Brasil é o principal comprador dos produtos fabricados aqui e precisamos atender essa demanda com empreendedorismo e inovação.
O Sebrae tem unido forças para que todos nós possamos convergir ações de modo a explorar as oportunidades que este centro pode oferecer à economia de Joinville e região Norte de Santa Catarina, semeando empreendedorismo e inovação.
Autor: Economia SC
Fonte: Sebrae SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.