Pular para o conte?do

Activa - Contabilidade e Condom?nios

Franchising: empresas precisam estruturar melhor seus negócios, diz pesquisa

27/09/2011 – As franquias nacionais precisam melhorar a estrutura de seus negócios.

As franquias nacionais precisam melhorar a estrutura de seus negócios. Ao menos é isto o que acredita a Vecchi Ancona Consulting. De acordo com a pesquisa ¿Modelo de Gestão das Franqueadoras¿, divulgada na sexta-feira (23), das 85 empresas franqueadoras filiadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), cerca de 35,7% deram nota sete à profissionalização da própria rede - a escala variava de um a dez.

No segundo lugar do ranking, com 23,2% das menções, se destacaram as empresas que avaliaram a profissionalização de seu negócio com a nota oito. A nota cinco foi dada por 19,6% das entrevistadas - o equivalente a 16 organizações.

Expansão em foco

Ainda segundo a pesquisa, 80,4% acreditam que contar com um bom franqueado e um ponto de qualidade sejam fatores essenciais para assegurar a ampliação das redes.

Contudo, na opinião da Vecchi, para que isso ocorra de maneira satisfatória, algumas adequações se fazem necessárias, especialmente no que diz respeito à visão de negócios mantida pelas empresas. "É o momento de repensar o modelo de expansão", informa a empresa em seu estudo.

Isto porque, diferentemente do que possa imaginar a maioria dos entrevistados (51,8%), o auxílio de profissionais internos e assessorias terceirizadas especializadas não é a melhor opção. "Os terceiros têm interesse apenas na expansão da marca e provocam um crescimento de má qualidade, o que faz com que o franqueador pague a conta mais adiante", defende a consultoria.

Alternativas que dão certo

Entre as alternativas eleitas pelos entrevistados para expandir a rede de forma satisfatória, estão as ações institucionais, a divulgação em sites e as feiras de franchising, que compartilham 69,6% das opiniões.

Na sequência, destacam-se outros meios, como a captação de negócios para conversão (26,8%), os eventos de vendas (19,6%) e o uso de malas diretas (12,5%).

O uso da mídia, entretanto, ficou com último lugar da avaliação, sendo mencionado por apenas 7,1% das entrevistadas - o equivalente a seis empresas.

Lembrando que o sucesso de uma expansão também pode depender de outros fatores, como a capacitação das equipes ligadas à rede. Segundo a pesquisa, neste ponto, 44,6% afirmam estar mais propensas a investir em franqueados como possíveis multiplicadores, enquanto que 39,3% apostam nas franqueadoras, considerando-as como verdadeiras 'formadoras de redes'.

Novos rumos

A pesquisa também aponta que a maioria dos franqueadores (69,6%) preferem manter o negócio e aperfeiçoá-lo, enquanto 21,4% deles avaliam a possibilidade de vender a franquia para outro investidor.

A compra de outras redes, no entanto, foi mencionada por apenas 8,9% dos entrevistados.

 

Autor: Infomoney

Fonte: Sebrae/SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

? Activa Contabilidade 2010 Desenvolvimento GrupoW