O projeto Tranças da Terra, desenvolvido pelos artesãos do meio oeste catarinense com o apoio do Sebrae/SC, recebeu o primeiro lugar no XII Prêmio House Gift de Design com a peça "Luminária flores", da coleção interiores. A artesã Gessi Cozza participou da solenidade de entrega do prêmio em São Paulo. Essa premiação tem prestígio internacional e foi entregue na última semana, em concorrida cerimônia no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O trabalho também foi classificado para o prêmio Planeta Casa, da revista Cláudia (Editora Abril), cujos vencedores serão anunciados n dia 30 de setembro, em São Paulo.
"A outorga desse prêmio se constitui no maior reconhecimento em produtos com originalidade e qualidade de design no Brasil e na América Latina", lembra a coordenadora do Sebrae/SC no meio oeste, Sueli Vieira Bernardi. Acrescenta que é mais uma oportunidade para a promoção dos produtos e da marca Tranças da Terra.
A presidente do Artesanato Tranças da Terra, Tereza Borela Bittencourt Kummer, destaca que o prêmio representa o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido através do projeto tem valor. "Para nós é um Oscar, afinal, entre produtos de entidades de todo país, a peça que apresentamos conquistou o primeiro lugar. Toda vez que temos algo premiado, a procura pelo nosso artesanato aumenta, fortalecendo ainda mais o nosso trabalho". Ela complementa, ainda, que a conquista representa o encerramento de seu mandato no Artesanato Tranças da Terra com chave de ouro e agradece aos núcleos, aos artesãos e a todos os parceiros, ressaltando o apoio do Sebrae/SC.
O Prêmio House & Gift de Design é um estímulo de criação e inovação de produtos do setor de artigos para casa, dentro dos conceitos de forma e função. Tem por objetivo reconhecer as peças que atingem altos índices e avaliação, definindo o estilo contemporâneo de design no Brasil, criando tendências e moda. A Associação Artesanato Tranças da Terra inscreveu as peças Luminária Flores e Mandala.
O Projeto Tranças da Terra reúne cerca de 60 famílias do meio oeste de Santa Catarina que, de forma associativa e em rede, desenvolvem um trabalho artesanal a partir da palha de trigo respeitando as raízes culturais desta região. A essência leva em conta a sustentabilidade social, econômica, ecológica, territorial e cultural e os princípios do comércio justo.
A ideia nasceu de um projeto de iniciação científica no campus de Joaçaba da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Em conjunto com a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), a pesquisa ganhou força por meio do apoio e articulação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).
O Sebrae contratou consultores de design e os trouxe até a região para trabalhar junto aos artesãos. Novos produtos foram criados e compõem as coleções: Cores da Terra, Flores da Terra e Curvas da Terra. Hoje 33 produtos compõem o mix do projeto Tranças da Terra. São chapéus, sportas (sacolas), suplás, capitéis, porta-vela, caminhos de mesa, jogos americanos, bolsas, cesta para pães, linha folhas, arandelas mesa e parede (caracol, casulo, listrada, trama), luminária de mesa, luminária flores, centro de mesa bromélia e revisteiro.
Hoje o projeto conta também com a parceria das Prefeituras de Joaçaba, Catanduvas, Luzerna, Lacerdópolis, RBS/TV Centro Oeste, Epagri e Contábil Fardo. O projeto é composto por um núcleo administrativo, cinco oficinas de produção, dois núcleos de produtores de matéria-prima.
Autor: Sebrae/SC
Fonte: Sebrae/SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.