A contaminação de gás metano no subsolo do Shopping Center Norte, em São Paulo, é apenas uma das 10 áreas no Estado consideradas críticas pela Cetesb, a agência do governo paulista responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental. São aterros industriais, bairros, assentamentos irregulares, condomínios residenciais e, recentemente, o segundo maior centro de compras indoor da zona norte da capital paulista, construído nos anos 80 em cima de um aterro sanitário. Confira abaixo as áreas contaminadas no estado de São Paulo, conforme lista divulgada pela Cetesb em seu site. Os quatro últimos locais listados abaixo não estão ainda disponíveis na internet, mas foram obtidos através da assessoria de imprensa do órgão. No endereço http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/ é possível acompanhar a descrição de cada caso.
- Aterros industriais Mantovani e Cetrin, localizados na área rural do município de Santo Antonio de Posse, a 109km de São Paulo;
- Bairro de Jurubatuba, na região de Santo Amaro, na capital paulista;
- Bairro de Vila Carioca, na região do bairro Ipiranga, também na capital;
- Condomínio Residencial Barão de Mauá, no município de Mauá, na Grande São Paulo;
- Jardim das Oliveiras, localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista;
- Shopping Center Norte, em São Paulo;
- Conjunto habitacional Nossa Senhora da Penha, em Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo;
- Conjunto habitacional Heliópolis, em São Paulo;
- Bairro Mansões Santo Antônio, em Campinas;
- Indústrias Matarazzo, em São Caetano do Sul.
Autor: Simone Sartori / Portal Terra
Fonte: Direcional Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.