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Curso apresenta estratégias para inovar no turismo

06/10/2011 – O Sebrae/SC promoveu, nesta semana, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (SIHRBASC) e com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), na sede do Sicom, a capacitação em Inovação no Turismo.

O Sebrae/SC promoveu, nesta semana, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (SIHRBASC) e com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), na sede do Sicom, a capacitação em Inovação no Turismo. O curso, oferecido gratuitamente, faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro desenvolvido através de convênio entre Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Sebrae nacional. Participaram representantes de 29 empresas de toda a região oeste.

O analista técnico do Sebrae/SC, Valdir Airton Ramthum, ressalta que os profissionais do setor vivem um momento de reaprender a inovar no turismo devido as grandes oportunidades que estão surgindo, tanto no âmbito local, quanto regional e nacional. "Percebemos que as empresas estão preocupadas em acompanhar as inovações do mercado e estão despertando para a importância da capacitação, o que é fundamental para fortalecer os negócios".

O curso em Inovação no Turismo tem duração de 16 horas e faz parte do convênio entre CNTur, Sebrae, em parceria com o CONCENTur, Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de SC (FHORESC) e o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Santa Catarina (SINDETUR).

A instrutora do projeto, Luciana Thomé, explica que a capacitação teve por objetivo apresentar conceitos e exemplos de diferentes tipos de inovação destacando as práticas adotadas no turismo, com foco no incentivo à inovação adequada a realidade das empresas, visando aumentar a competitividade.

O presidente do SIHRBASC, Geraldo Pedroso, complementa que a iniciativa oportuniza a apresentação de estratégias sobre as inovações, os tipos de inovações, os seus impactos e como inovar, o que permite fortalecer o segmento na região. No mês de novembro, está prevista a oferta de outra capacitação em Chapecó. Além disso, as empresas que participaram do curso terão, em 2012, consultoria em gestão.

"As ações desenvolvidas pelo projeto permitirão obter resultados como ampliação de faturamento nas micro e pequenas empresas, ampliação de profissionais capacitados para o mercado, inovação no atendimento e nos serviços oferecidos e, consequentemente, a satisfação do cliente", destaca o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.

Projeto

O Projeto de Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro tem como objetivos aprimorar a gestão das micro e pequenas empresas do turismo para prestar serviços eficientes e de qualidade aos clientes, e com isso elevar a competitividade e sustentabilidade, através de ações como: sensibilização e adesão do público-alvo; acesso a mercado; capacitação empresarial; e inovação e acesso à tecnologia e sustentabilidade.

O público-alvo é composto por empresas de micro e pequeno porte do setor de turismo, inicialmente nos segmentos de meios de hospedagem, da alimentação fora do lar e de entretenimento, localizadas nas 27 Unidades Federativas brasileiras. Em SC, o projeto atende os municípios de Chapecó, Joinville, Florianópolis, Lages, Balneário Camboriú e Blumenau.

 

Autor: Sebrae SC

Fonte: Sebrae SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

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