O hábito de comprar um imóvel usado só com a preocupação na documentação e conservação é bastante praticado, por isso muitos problemas ocorrem depois da compra por surpresas desagradáveis com as informações da administração.
Um exemplo de que a verificação da parte administrativa do condomínio é importante ocorreu há dez anos, com uma construtora que ergueu dois edifícios idênticos no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste da capital paulista, sendo um mais valorizado do que o outro e com taxa 10% a mais de diferença.
Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habilitação), em entrevista ao IG resumiu o acontecimento dizendo que um edifício é bem administrado e o outro não.
Para Gebara, poucos são os que verificam a manutenção e conservação das áreas comuns do edifício, ou se informam sobre a maneira como é gerido. Devido a isso muitos compradores se surpreendem com o resultado final, em que a pessoa se depara com despesas inesperadas na semana seguinte à compra do imóvel.
Para que isso não aconteça, depois de conhecer o imóvel, Rosely Schwartz, professora do curso de administração de condomínios da Escola Paulista de Direito (EPD), recomenda visitar as áreas comuns. Não se deve esquecer de checar o estado do telhado e escadarias. “São pontos que sinalizam se o gestor é comprometido”, afirma. Além de observar também a divisão das despesas e o demonstrativo financeiro do condomínio.
Autor: IG
Fonte: Licita Mais Condomínios
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