As taxas de juros das operações de crédito para consumidores e empresas voltaram a subir em janeiro, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Para pessoa física, a taxa de juros média passou de 6,79% ao mês para 6,85%, atingindo o nível mais alto desde junho de 2010. Todas as linhas tiveram elevação, com exceção do cartão de crédito rotativo, que manteve a taxa inalterada.
Já para a pessoa jurídica, houve aumento em todas as linhas pesquisadas, com a média passando de 3,80% ao mês para 3,88%, alcançando a maior taxa de juros média desde setembro de 2009.
De acordo com os analistas da Anefac, as altas se devem à elevação dos depósitos compulsórios em dezembro, às restrições ao crédito para consumidores com prazo superior a 24 meses e à elevação da taxa básica de juros em janeiro.
Taxa de juros em janeiro
Consumidores
Comércio - 5,79%
Cartão de crédito - 10,69%
Cheque especial - 7,63%
CDC (bancos) - 2,46%
Empréstimo pessoal (bancos) - 4,85%
Empréstimo pessoal (financeiras) - 9,68%
Empresas
Capital de giro - 3,17%
Desconto de duplicatas - 3,15%
Conta garantida - 5,33%
Autor: Folha OnLine
Fonte: FCDL/SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.