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Serra Catarinense fecha inverno com resultados positivos

10/10/2011 – Com o objetivo de mapear o perfil do turista de inverno em Santa Catarina e o impacto do movimento gerado pela estação para os empresários de São Joaquim e Urubici

Com o objetivo de mapear o perfil do turista de inverno em Santa Catarina e o impacto do movimento gerado pela estação para os empresários de São Joaquim e Urubici, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) realizou entre os dias 20 e 24 de julho um levantamento com esses públicos. A coleta de dados aconteceu em pontos de grande fluxo de pessoas e nos principais centros de comércio e serviços das cidades selecionadas. Foram entrevistados 546 turistas e 154 empresários.

O relatório completo foi divulgado nesta segunda-feira (10) no Hotel Serra Bela, em Urubici, durante o Painel Fecomércio Debate, sobre o impacto econômico no turismo de inverno na Serra.

De acordo com o levantamento, o inverno com temperaturas baixas foi positivo para as cidades contempladas pela pesquisa. Em relação ao inverno de 2010, o resultado das vendas do comércio de Urubici, foi melhor do que de São Joaquim, onde 58,8% dos entrevistados consideraram que não houve aumento do movimento e a maioria das empresas (39,9%) considerou que seu faturamento aumentou.

A média geral de aumento do faturamento no comércio de São Joaquim foi de 1,6%, o que pode ser considerado uma expansão pequena, e a média de gastos por dia por cliente foi de R$ 127,30, um gasto considerável.

Em Urubici o movimento para a maioria dos empresários (56,1%) foi superior ao do ano anterior. Além disso, a grande maioria dos empresários (68%), afirmaram ter tido aumento no faturamento, 12,4% afirmaram que o faturamento não se alterou e 19,6% verificou queda. Com isso, a média de expansão no faturamento em Urubici foi de 10,7%. Já a média diária de gastos por visitante em cada estabelecimento do município ficou em R$ 63,00.

Setor hoteleiro

O setor hoteleiro também apontou comportamento divergente nas duas cidades. Enquanto em Urubici a média de permanência das pessoas aumentou, em São Joaquim ocorreu o contrário.

Outro dado revelado no levantamento foi que a maioria dos hotéis, tanto em São Joaquim (53,9%) quanto em Urubici (60,7%), não contratou novos colaboradores para o período.

Com relação ao percentual de ocupação dos leitos, em São Joaquim, a média da ocupação foi de 56% enquanto em Urubici foi de 36%. Isto se deve ao fato da maioria das pessoas ficarem apenas um final de semana nas cidades, o que faz com que nestes dias a ocupação atinja picos que não se mantém durante o restante da semana.

Enquanto que em São Joaquim a maioria (53,9%) dos hotéis teve a mesma média de permanência que no ano passado, em Urubici a maioria (67,9%) apresentou um aumento na média de permanência.

Perfil do turista

O turista que visitou São Joaquim neste inverno é na maioria da classe D (29,4% com renda entre R$ 705,00 e R$ 1.126,00 e 15,2% com renda inferior a R$ 705,00) e da classe C (32,5% com renda entre R$ 1.126,00 a R 4.854,00. O principal estado de origem dos visitantes é Santa Catarina (58%), seguido por São Paulo (17,5%) e pelo Rio de Janeiro (7,6%).

Em Urubici as classes sociais mais presentes também foram a classe D (46,9%) e a C (36%) predominando os turistas catarinenses (77,6%), seguidos pelos paulistas (9,9%) e pelos gaúchos (3,6%). Em São Joaquim, a maioria utilizou os serviços de hotelaria da cidade, com 52% afirmando que ficaram em hotéis e 24,2% em pousadas. Também foi expressivo o número de hospedagens em casa de famílias, 7,8%. Além disso, a maioria (71%) visitou a cidade pela primeira vez, o que demonstra uma boa renovação do público. Em Urubici a maioria preferiu as pousadas (60,2%) e hotéis (23,2%), com 61,8% visitando a cidade pela primeira vez.

Com relação aos pontos turísticos preferidos, os cinco principais de São Joaquim, na opinião dos turistas, foram, por ordem de importância, o Snow Valley, a Vinícola Villa Francione, a Expo Neve, a Casa da Cultura e o Belvedere. Já em Urubici os pontos preferidos foram: o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Cascata Véu de Noiva, a Cachoeira do Avencal e as inscrições rupestres.

O levantamento também questionou se os entrevistados iriam comprar produtos no comércio da cidade. Em São Joaquim 90,5% afirmaram que sim, dado que demonstra uma grande disposição para compras. Já em Urubici, apenas 55,7% buscariam o comércio da cidade.

Infraestrutura

Ao avaliar a estrutura das cidades, a maioria dos turistas afirmou que os hotéis (71% em São Joaquim e 67% em Urubici) e restaurantes (68% em São Joaquim e 69% em Urubici) estão preparados para suportar o frio intenso. Os itens hospedagem, os táxis, a gastronomia e a receptividade do morador local também obtiveram notas altas, já os itens transporte público, o atendimento nos bares e restaurantes e o serviço de orientação ao turista obtiveram avaliação média.

Os pontos avaliados como negativos foram a infra-estrutura viária e a segurança pública, ambos os itens relacionados aos serviços de atribuição do órgão público responsável. Na avaliação da Fecomércio, é urgente a necessidade de atenção por parte das autoridades públicas na melhoria das condições das estradas e da segurança.

No entanto, apesar de apontarem alguns problemas, os turistas ficaram satisfeitos com o tempo que passaram em São Joaquim, sendo que 87% pretendem voltar à cidade, e 93% pretendem voltar à Urubici no próximo ano.

 

 

Autor: Economia SC

Fonte: Economia SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

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