Evitar fraudes é o principal objetivo do Banco Central (BC) com a medida que exigirá dos bancos a inclusão da data de impressão nas folhas de cheque. A norma passa a valer a partir do dia 28 de outubro. A mudança pode diminuir os golpes realizados com talões roubados. Instituições reguladoras argumentam que essa informação ajudará os comerciantes no momento de receber um cheque como forma de pagamento, pois os golpistas normalmente utilizam folhas impressas há mais de um ano.
Outras normas para uso desse meio de pagamento também entrarão em vigor até abril de 2012. As instituições financeiras terão que monitorar o modo como o cliente usa o cheque e reforçar aos correntistas os cuidados e condições para utilização do mesmo. Entre as orientações divulgadas, os bancos deverão informar o estoque de folhas com o cliente. O BC justifica que as mudanças devem dificultar as fraudes, falsificação de folhas, cancelamentos e sustações fraudulentas e emissão de cheques sem fundos.
Autor: Valor Online
Fonte: FCDL/ SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.