Criado em 1995, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Malacocultura da Grande Florianópolis está, hoje, focado em aumentar as vendas de ostras, principalmente para outros estados brasileiros. A região da Grande Florianópolis produz cerca de 95% do total de ostras cultivadas no país. O coordenador do APL, Januário Serpa, estima que, com a orientação do Sebrae, as vendas do molusco tenham aumentado de 10 a 20% no último ano.
Além de abrir novos mercados para o molusco, o Sebrae/SC também tem buscado modernizar e aprimorar a produção. Para isso, oferece treinamento e orientação de gestão às micro e pequenas empresas do segmento. Atualmente, nove MPEs integram o APL e são inspecionadas para poder vender a outros estados. Os principais polos de consumo são: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Nordeste brasileiro.
Ao investir na venda de ostras, o Sebrae/SC estimula todo o segmento, desde o produtor, até os restaurantes. "Além da Fenaostra, em Florianópolis, participamos de feiras específicas de alimentação em todo o país, disseminando um produto que é tradicional na nossa região e que agrada aos mais diferentes paladares", afirma Serpa. Nas feiras, as empresas que integram o APL expõem a produção, explicam o processo de cultivo e levam um pouco da história e da tradição do litoral catarinense a todo o país.
Autor: Sebrae/SC
Fonte: Sebrae/SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.