Os empresários de Santa Catarina devem, em breve, contar com opções diferenciadas de crédito e novos serviços financeiros mais adequados ao perfil das micro e pequenas empresas. Uma iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com 40 cooperativas de crédito, desencadeou na criação do Fórum Estadual de Cooperativismo de Crédito para Micro e Pequenas Empresas. Permanente, o fórum foi criado com o objetivo de implantar novos serviços e produtos às micro e pequenas empresas, a partir de pesquisas e estudos do perfil desses empresários, como acesso facilitado ao crédito e diminuição dos juros. O fórum será lançado dia 20 de outubro, Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.
Para Carlos Careirrão, analista de acesso a serviços financeiros do Sebrae/SC, o sistema bancário tradicional oferece pacotes para todo o mercado, com o formato mais adequado às grandes empresas. "Com o fórum, será atendida uma demanda recorrente dos empresários de pequeno porte, que reclamam de dificuldade de acesso ao crédito e das altas taxas de juros", justifica Carreirão. "Nas cooperativas de crédito, quem usa o serviço é o sócio, a custos bem mais baixos", explica.
As cooperativas de crédito representam 40% dos postos de atendimento de serviços bancários de Santa Catarina e têm cerca de 36 mil empresas associadas. "Com o fórum, as micro e pequenas terão o acesso ao crédito facilitado, além de aumento da oferta de serviços em geral e de produtos diferenciados, impulsionando o desenvolvimento e ampliação dos empreendimentos", conclui Carreirão.
Autor: Sebae/SC
Fonte: Sebae/SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.