A energia elétrica representa 21% dos custos diretos de produção na indústria de transformação. Durante a Powergrid Brasil, feira e congresso de energia que a FIESC promove a partir desta quarta-feira (19) em Joinville, serão debatidas alternativas para redução do custo do insumo para dar mais competitividade às indústrias.
A feira será realizada no Centreventos Cau Hansen, com a exposição das principais novidades do setor energético em produtos e tecnologia. Paralelo ao evento, que seguirá até sexta-feira (21), será realizado um congresso com painéis sobre maior eficiência no consumo de energia. A feira abre dia 19, às 14 horas, e o congresso, às 19 horas, com palestra do presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, sobre o cenário energético brasileiro até 2020.
O setor industrial do estado é responsável por cerca de 80% do consumo de gás natural e 50% do consumo de energia elétrica em Santa Catarina. No setor cerâmico, por exemplo, o gás natural representa em média 25% do custo total de fabricação. Aproximadamente 70% da matriz energética brasileira é de fonte hidráulica. Em países como o Canadá, que tem matriz semelhante à brasileira, a tarifa é 64% menor.
Um dos painéis do congresso vai debater a alternativa de compra de energia no mercado livre, onde o consumidor não tem vínculo com distribuidoras e concessionárias. Essa modalidade ainda não muito conhecida vem crescendo e hoje responde por 28% da demanda brasileira. No estado, 98 consumidores industriais estão no mercado livre, um número relativamente pequeno se comparado aos mais de 84 mil consumidores industriais que compram das concessionárias, no entanto, é perceptível a ascensão. De todo o consumo industrial de energia elétrica em Santa Catarina no mês de agosto, 46% foram do mercado livre.
A Powergrid Brasil é realizada pela FIESC e organizada pela Messe Brasil, com o patrocínio da Tractebel Energia, SESI e SENAI.
As inscrições para o congresso custam R$ 250,00 e podem ser feitas no site http://www.messebrasil.com.br/powergrid/hotsite2011/programacao.html
Programação do congresso
Dia 19
19h às 20h
Palestra inaugural
Tema: planejamento energético brasileiro até 2020
Dia 20
15h às 16h
Palestra: o mercado livre como parceiro na redução de custos e consumo eficiente de energia na indústria
Palestrante: Rafael Brasiliense Pereira, economista especialista em energia
17h às 18h
Palestra: energia elétrica: fator de competitividade da indústria e cenários com ênfase nas tarifas e preços de energia ACL/ACR, gestão de contratação de energia (estratégias, riscos e oportunidades)
Palestrante: Regina Pimentel, diretora de regulação, precificação e riscos da Trade Energy
Dia 21
15h às 16h
Tema: alternativas de contratação de energia elétrica para a indústria e a competitividade industrial
Palestrante: Márcio Sant'ana, diretor da Ecom Energia
17h às 18h
Tema: tributos e encargos no setor elétrico
Palestrante: Advaldo Alves de Santana, diretor da Aneel
20 horas: encerramento
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.