A classe C, embora emergente, ainda não faz parte do grupo que viaja com frequência no Brasil. As classes A e B são as principais consumidoras de turismo no país. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) durante o 39º Congresso Nacional de Agências de Viagens da Feira das Américas - Abav 2011. O estudo inédito, realizado com leitores da Revista Viagem e Turismo, é uma parceria entre a Editora Abril e o Ibope Inteligência, com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A pesquisa revela um turista que viaja duas vezes por ano, em média. Porém 41% viajam três vezes ou mais no período. Cerca de um terço tem entre 31 a 40 anos e 48% pertencem à classe A e 47% à classe B. A classe C aparece com 4% dos brasileiros que viajam. "Isso mostra que o produto que a classe C está buscando, o país ainda não oferece", disse Caco de Paula, editor do Núcleo de Turismo da Editora Abril.
Entre os entrevistados, 81% já viajaram para o exterior e destinos de praia, e as grandes cidades lideram a preferência dos viajantes. Nos últimos cinco anos, 94% viajaram de avião, 82% hospedaram-se em hotéis, 73% compraram pacotes turísticos e 57% alugaram automóveis.
O diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, explica que o estudo foi realizado com um público qualificado. E que os dados relacionados à classe C revelam que o turismo doméstico ainda tem grande potencial de crescimento. Um desafio, segundo ele, para os agentes de viagens presentes à divulgação da pesquisa.
A sondagem, realizada entre junho e setembro deste ano, ouviu mais de 10 mil pessoas em 17 estados e no DF. Elas opinaram sobre destinos, serviços e estabelecimentos. Um universo com 1,2 mil variáveis, entre perfil, hábitos de viagem e avaliação de concorrentes.
Feira das Américas
A Feira das Américas - ABAV 2011, no Rio de Janeiro, que começou no dia 19 e vai até essa sexta-feira (21), teve como um dos destaques a assinatura do Pacto Empresarial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. Fazem parte da estratégia de combate à exploração a distribuição de cartazes e cartilhas e o lançamento de um selo especial que será divulgado junto ao trade turístico.
Segundo o presidente da ABAV-SC Eduardo Loch, 12 mil agentes de viagem se credenciaram na Feira das Américas e o público visitante está estimado em 24 mil pessoas. Loch afirmou que a Feira é uma ótima oportunidade para o fechamento de negócios entre operadores, companhias aéreas e o setor hoteleiro. "A expectativa é que, com o aquecimento do turismo em todo o país, o evento fomente 30% mais negócios do que o ano anterior".
Estados
Com tantos concorrentes dividindo espaço nos pavilhões do RioCentro, os Estados que participam da Feira das Américas apostaram na criatividade para atrair seus potenciais clientes. Cumprindo a missão de divulgar seus estados, os expositores estão dando nova definição ao termo "atrativo turístico".
Personagens do parque Beto Carrero World e mascarados dos carnavais de Veneza animavam o espaço de Santa Catarina. No estande do Maranhão é possível tirar fotos e incluí-las em cartões-postais do Estado. Três mil delas serão produzidas e enviadas por email aos fotografados. A Bahia apostou nas tradicionais baianas e na distribuição de 4,5 mil acarajés durante o evento.
Países
Durante a Feira das Américas, Brasil e Portugal discutiram estratégias para a cooperação mútua na área de turismo. Em um encontro realizado entre autoridades dos dois países na quarta-feira (19), foram debatidas questões pontuais como a tradução para a língua portuguesa do manual de eficiência energética para a hotelaria editado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Ao Brasil interessa também conhecer o modelo de qualificação profissional adotado na preparação de Portugal que sediou o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa), em 2004. Outra área de interesse para intercâmbio são as ações voltadas para amenizar os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
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