A partir de 2012, Joinville passará a contar com uma fábrica de motores e cabeçotes da multinacional General Motors. A decisão final foi anunciada nesta sexta-feira (11), após visita do governador Raimundo Colombo à empresa em São Caetano do Sul (SP). O investimento será de R$ 350 milhões e criará cerca de 300 empregos diretos.
"A instalação irá aliar desenvolvimento da região com geração de empregos", afirmou o governador, ao lado do senador Luiz Henrique da Silveira, que iniciou as negociações para trazer a fábrica para o Estado.
De acordo com o vice-presidente da General Motors, Marcos Munhoz, a previsão é iniciar as obras em março. "Tivemos um atraso devido às chuvas, mas estamos finalizando o primeiro passo, que é a terraplanagem. Em setembro de 2012 inauguramos a fábrica e a nossa previsão é de produzir 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano".
Munhoz explica que a localização e a vocação econômica de Joinville foram definitivas para que a região entrasse no projeto de expansão da empresa. "Joinville é o local estratégico para nós. É uma região central e um pólo metal-mecânico que vai ter um excelente aproveitamento econômico", argumenta o vice-presidente da GM.
Importações via Santa Catarina
Durante a reunião, a comitiva catarinense e a diretoria da GM também conversaram sobre a possibilidade de importação da empresa através de portos catarinenses. "Foi um assunto que entrou em discussão, que temos cinco portos de fácil localização. Os diretores nos afirmaram que vão estudar o projeto e o Governo do Estado vai ser o mais amigável para conquistar essa parceria", afirma o governador Colombo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.