Algumas coisas são essenciais em um condomínio, como limpeza, manutenção, segurança. Há um fator, entretanto, que deve receber cada vez mais atenção: a acessibilidade. Segundo uma análise desenvolvida pela arquiteta Cristina Corione, parâmetros arquitetônicos de mobilidade e sinalização devem estar plenamente articulados para garantir uma maior acessibilidade.
Deficientes físicos precisam se adequar ao condomínio de forma confortável, e para que isso aconteça algumas reformas são necessárias. Todo condomínio possui alguns obstáculos, por isso, para atender às necessidades deste grupo, fios nas calçadas, elevadores, portas mais largas, banheiros adequados e rampas devem ser instalados.
Segundo Marta Dishinger e Vera Bins Ely, autoras do livro “Promovendo a acessibilidade nos edifícios públicos”, em entrevista para o site Direcional Condomínios, os componentes necessários para a obtenção de boas condições de mobilidade são: capacidades de orientação, deslocamento, comunicação e uso.
As autoras explicam que a pessoa precisa saber onde está e para onde vai, a partir das informações disponíveis dentro do espaço e dos suportes informativos, de forma independente. É necessário que se possa ter condições ideais de movimento ao longo da trajetória - horizontal ou vertical (salas, escadas, corredores, rampas, elevadores), sem a existência de barreiras físicas, considerando a segurança e conforto a todos os usuários. Por fim, ter uma boa comunicação significa oferecer boas condições de troca de informações, o que permite o deslocamento nos ambientes.
O direito à acessibilidade é garantido por lei. Portanto, edifícios que não oferecerem condições de acesso às suas edificações, ao transporte e aos equipamentos urbanos para pessoas portadoras de necessidades especiais ou com dificuldades de mobilidade está sujeito à não-concessão de alvará de funcionamento.
Autor: Direcional Condomínios
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.