A ideia e conceito do "Leite Legal" começam a tomar forma com a iniciativa do Sebrae/SC, atravésn do Sistema de Inteligência Setorial (SIS). Este é o único projeto de inteligência competitiva com foco no atendimento gratuito de micro e pequenas empresas. Na manhã de 24/10, o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara, e Gestor do Programa de Inteligência Competitiva Setorial, Douglas Luís Três, estão reunidos com gestores que irão trabalhar na implantação do Sistema no setor "Leite". A reunião acontece na sede do Sebrae de São Miguel do Oeste.
Através do SIS, empresas dos setores de Apicultura, Calçados Femininos, Móveis de Madeira e Vestuário, já têm acesso a uma rede completa de informações, relatórios e tendências de mercado. O Leite seria o quinto setor contemplado. Conforme explica o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara, a intenção é começar a implantar o conceito do "Leite Legal" em Santa Catarina. "Mais tarde, podemos também estender este conceito para os demais setores¿, projeta. "Estamos trabalhando ainda na fase inicial a ideia do 'legal', onde está contida toda a retaguarda dos cuidados ambientais, sanitários, fiscais, registro dos trabalhadores e a qualidade efetiva do produto, para que o consumidor saiba que a procedência do leite que for consumir está rigorosamente dentro de todos os parâmetros desejáveis de consumo. O SIS é uma ferramenta diferenciada das que já existem no mercado. Nossa atuação se dá exclusivamente no fomento à micro e pequena empresa, com a propriedade rural também sendo vista com uma micro empresa¿, explica. "Nosso objetivo é fazer com que o produtor de leite consiga obter melhores resultados e rendimentos com a mesma atividade que já pratica, sem com isso comprometer a sua qualidade de vida ou níveis de bem-estar", sintetiza.
O gestor do SIS em Santa Catarina, Douglas Luís Três, disse que neste momento o Sebrae está colhendo subsídios e informações junto aos produtores da região, para saber quais são as principais dificuldades do setor e "o que está tirando o sono dos produtores". "A partir do mês de janeiro, estará disponível um relatório de inteligência e demais instrumentos para que possa ser melhorado o funcionamento de mais este setor da economia catarinense", vislumbra.
O SIS oferece o melhor entendimento do mercado e abre novas oportunidades para as empresas, tornando as tomadas de decisões mais rápidas e precisas. Produz relatórios personalizados e envia alertas com informações estratégicas para o aumento da competitividade das empresas.
O Diretor Técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara e o Gestor do Projeto SIS em Santa Catarina, Douglas Luís Três, acompanhados de consultores técnicos regionais, visitaram, dias 24 e 25/10/11, propriedades produtoras e empresas que fazem o beneficiamento do leite no Extremo Oeste de Santa Catarina.
Autor: SIS/SEBRAE
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.