Com o objetivo de discutir a construção do terminal de confinamento que fará a importação dos terneiros de Santa Catarina, o governador do Estado, Raimundo Colombo e o secretário de Estado de Estado de Coordenação e Articulação, Antonio Ceron se reuniram nesta segunda-feira (14), com os italianos representantes da União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), Fulvio Fortunatti e Carlo Siciliani.
O objetivo da missão italiana é dar início a implantação do projeto de importação de bezerros de raças de corte para os seus mercados, criar a empresa que fará a compra e venda dos animais e formalizar um contrato de comodato que cederá o terreno para a empresa italiana. Segundo os empresários italianos, a ideia é que o local fique pronto no primeiro semestre de 2011. "A expectativa é que o primeiro embarque dos animais aconteça ainda este ano com 4 a 5 mil bovinos de corte", explica o diretor de Sanidade e Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Roni Barbosa.
Ceron afirma que o governo do Estado dará apoio para que as negociações ocorram. "Há anos que estamos estudando e negociando para que seja implantado esse local, uma espécie de quarentena, para adaptação dos animais", explica.
Os italianos querem importar terneiros vivos de Santa Catarina e negociam com o Estado para viabilizar a compra desses animais. O local para concentração dos bezerros será em Imbituba, próximo do porto daquele município. Durante 40 dias os animais passarão por uma adaptação alimentar e tratamento sanitário de prevenção para embarcarem com destino a países do Mediterrâneo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.