A câmara frigorífica da Iceport - Terminal Frigorífico de Navegantes S/A recebeu a primeira carga de congelados nesta segunda-feira (14), e retornou as operações, paralisadas desde 12 de novembro de 2009, quando a estrutura foi atingida por um incêndio. Integrada à Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes, a Iceport atua como importante ponto de armazenamento, manuseio e escoamento de carne frigorificada de aves, suínos e bovinos.
"É um passo importante para a Iceport estar recomeçando as operações, pois incrementará a movimentação de carga reefer na Portonave e também impulsionará a economia de Navegantes. A Iceport tem capacidade de movimentar 900 mil toneladas de frigorificados por ano e a intenção é fazer a logística integrada de carga entre a câmara e o Terminal Portuário", declara Antonio Bersaneti, diretor executivo da Iceport.
O armazém vertical da Iceport foi totalmente reconstruído com a troca de todos os equipamentos de movimentação que além de mais velozes gastam menos energia elétrica. Entre as diferenças em relação à câmara anterior estão a ampliação da área de carga e descarga, a antecâmara, em 300m², totalizando 1800m², substituição do material isolante EPS (poliestireno expandido) por PIR (poliisocianurato). O PIR possui um coeficiente de isolamento térmico superior ao EPS, o que propicia significativa redução de consumo de energia elétrica no processo de manutenção da temperatura a -25 ºC.
A Iceport atua também como uma trading company e oferece soluções completas que integram gestão e logística, nacional e internacional, como transporte rodoviário, liberação aduaneira e fretamento marítimo.
Atualmente, a equipe da Iceport é formada por 91 colaboradores e até o final do ano estima-se que serão aproximadamente 200 pessoas.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.