Criado por lei em 10 de junho deste ano, o cadastro é o registro de pontualidade no pagamento das contas. Ele é utilizado pelas empresas para oferecer melhores condições de pagamento a seus clientes que pagam suas dívidas, como por exemplo, a abatimento de juros que pode chegar a quase 20% em algumas formas de empréstimo. Por exemplo, em um financiamento por 36 meses de um veículo ano 2000, por exemplo, no valor de R$ 10 mil, o abatimento total pode chegar a R$ 1.152.
Para o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, a maioria da população é formada de bons pagadores, mas como não havia este tipo de levantamento, todos eram tratados de forma igual. "O desconto ao bom pagador será possível porque a empresa que está concedendo crédito terá condições de obter dados seguros sobre o histórico do consumidor."
Como aderir
São três as opções para fazer a adesão. A primeira é por meio do site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/cadastropositivo). Nele, o consumidor irá preencher um termo de autorização de inclusão no cadastro, fornecendo dados pessoais, como nome, endereço e o CPF.
O passo seguinte é imprimir esse formulário, assiná-lo e reconhecer firma, o que garantirá a segurança do consumidor. Depois, o termo deve ser enviado pelo correio à Serasa Experian, com cópias autenticadas do CPF e da carteira de identidade. Em um prazo de sete dias, a partir do recebimento dos documentos, o consumidor será incluído no cadastro positivo.
Para quem não tem acesso a computador, uma alternativa é ir a uma agência da Serasa Experian e fazer a adesão ao cadastro positivo. Neste caso, não é necessário reconhecer firma da assinatura. Basta apresentar um documento de identidade com foto (RG) original ou cópia autenticada. Em um prazo de uma semana, o CPF já está incluído no cadastro. A relação dos endereços das agências também está no site da Serasa.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.