Visando melhorar a participação agropecuária do Estado, foi implantado em 2007 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Programa Empreendedor Rural (PER). No ano passado foram formadas 43 turmas do programa, totalizando 1051 produtores empreendedores do campo.
Só em 2011 foram atendidas 39 turmas em Santa Catarina. A cerimônia de formatura foi realizada nesta quarta-feira (30), em Florianópolis. Cerca de 340 jovens empreendedores dos municípios da macro região da Grande Florianópolis, Norte e Meio-Oeste receberam os certificados. Outra cerimônia que será realizada em Chapecó nesta sexta-feira (02), formará outros 400 alunos do projeto.
A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso, que enfatizou a importância do curso para melhorar a gestão das pequenas propriedades no Estado. O produtor rural Alvir Bloot Volanick, diz que após a participação no curso, houve uma melhora na renda, uma maior conscientização com os recursos naturais e a preservação do meio-ambiente. "Agora temos uma visão empresarial no campo." destaca.
Código Florestal
Segundo Pedrozo, as preocupações deste ano são com a aprovação do novo código florestal, que prejudica o pequeno agricultor. Porém ele espera encerrar o ano com o assunto completamente resolvido. O presidente afirma que o código deve atender as demandas ambientais e ruralistas na mesma medida, para não haver prejuízos a ambos os lados. "O desmatamento está completamente proibido, não existe nenhum código que facilite a derrubada de arvores" destacou o presidente.
Balanço do ano
No balanço do ano o presidente destaca que todos os setores tiveram bom desempenho, com exceção da maça e do arroz. Segundo ele, o leite é uma ótima aposta dos produtores, pois está remunerando bem o produtor. "O setor vem crescendo a passos largos." afirmou. Pedrozo ainda informou que mesmo com a crise internacional, o produtor está confiante, e a safra de 2012, já esta semeada.
Crise
Durante o evento o tema crise internacional veio à tona e o presidente da Faesc demonstra que as negociações com a China e uma forte confiança no mercado brasileiro vai dar sustentação para o crescimento da produção. "A maior segurança é o mercado interno" falou Pedrozo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.