Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central (BC), desde a publicação do Adendo Estatístico 2008/2009, houve crescimento significativo na quantidade de cartões de crédito.
Em relação ao ano de 2009, a base de cartões de crédito ativos cresceu cerca de 13% e a de débito, 1,2%. Já a quantidade de transações segue a tendência histórica de crescimento, 18% para crédito e 20% para débito.
Quase a metade das transações com cartões de crédito foram realizadas mediante a leitura do microchip do cartão (43% para os cartões de débito), aumentando a segurança dessas transações.
Novos credenciadores no mercado
A partir de julho de 2010, surgiram os credenciadores multibandeira como resultado do fim da exclusividade entre os proprietários dos esquemas de pagamentos (Visa e MasterCard).
Com a maior competição no credenciamento, já se observa um ligeiro decréscimo na média do percentual da taxa de desconto cobrada dos estabelecimentos. Ainda em decorrência desse fato, a quantidade de terminais POS (utilizados na leitura do cartão no ponto de venda) declinou 3%.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.