Depois de algumas previsões erradas de analistas e empresas de consultorias para 2011 – do superávit primário (quatro vezes superior ao esperado) às expectativas de inflação e aumento do PIB (que foram revistas para baixo ao longo do ano) – fica difícil apostar com firmeza em quais serão os melhores investimentos para 2012. Por isso, vários especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo preferiram o princípio básico e mais previsível: apostar nos juros brasileiros, que ainda são os maiores do mundo. Eles lembram também que, após sucessivas quedas, a Bolsa de Valores está ‘apetitosa’, com muitas ações baratas.
Confira abaixo algumas dicas:
“Invista em educação financeira. O retorno é garantido pela maior consciência do funcionamento do dinheiro em sua vida e pelas armadilhas das quais você escapará”, diz o consultor financeiro Mauro Calil.
Para William Alves, analista da XP Investimentos, a sugestão é ir para a Bolsa investir em papéis de bancos. “O setor teve desempenho fraco em 2011. A dica são as ações do BB e do Itaú”.
Ivan Guetta, sócio da GAP Asset Management, sugere investir em “um portfólio que combine NTN-Bs (títulos do Tesouro Direto indexados à inflação), fundos multimercados e fundos de ações. Os fundos devem possuir mandato ativo, e a gestão deve ser de casas que possuam bom histórico e rigoroso controle de risco".
“O ideal é começar o ano com posição mais conservadora, aplicando mais em renda fixa. Quem tiver 100% investido em ações, é bom baixar para 80%", aponta Julio Araújo, vice-presidente do Bradesco.
Autor: FCDL - SC
Fonte: FCDL - SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.